quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PROGRAMAS EDUCATIVOS NA TV

Conteúdo pedagógico adequado à narrativa televisual e à fantasia,
para uma programação infantil divertida e inteligente

Acredita-se que grande parte das crianças e dos adolescentes brasileiros, por viver em famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo tem como fonte principal de divertimento e informação a programação gratuita das emissoras de televisão aberta. Agora qual o divertimento e aprendizado que os mesmos conseguem captar com a programação atual da rede de TV brasileira aberta?
O único canal no qual tenho conhecimento que sua programação e voltado ao aprendizado e desenvolvimento da criança e adolescente e a TV Cultura, no qual existem vários programas educativos, onde talvez o mais importante seja o Castelo Rá-Tim-Bum, onde se preocupa em atrair o público. Usa como entretenimento a ancestral atração humana pela narrativa, pelo gosto de contar histórias. Junto a esse mundo de fantasia traz ensinamentos de vida e o aporte da "temporalidade de longa duração" que se verifica nas novelas. Os programas alem de divertidos apontam vários quadros musicais, educativos e passatempos de bom gosto. Lembro que na minha infância gostava de acompanhar os experimentos realizados no quadro X-TUDO do programa Castelo Ra-tim-bum, e O Mundo de Beakman, nesses programas o x - tudo e o professor Beakman ensinavam experiências fáceis de fazer e que na maioria das vezes conseguíamos fazê-las em nossa própria casa, e talvez por não só fazer como mostrar o porque acontece e como acontece, me despertava mais atenção a cada programa assistido, alem de varias curiosidades mostradas no decorrer do programa.
Programas como esse voltado ao entretenimento e desenvolvimento da criança e adolescente, ajudam a despertar o interesse pela ciência, e então buscar alem do que se passa na TV em livros, revistas e em lugares que nos possam desenvolver seu conhecimento.
Visando somente a parte de entretenimento acho que todas emissoras conseguem, ou tentam fazer sua parte, dedicando algumas horas (preferência de baixa audiência) para passar um filme animado, ou um desenho sem graça e sem nenhum aproveitamento.
Não sei se e por falta de atitude do governo, pois pelas emissoras serem “particulares” elas passa talvez o que bem entenderem porem talvez se o governo fizesse a mesma coisa com suas propagandas políticas (“horário eleitoral gratuito”) assumisse um “horário cultural gratuito” já seria um pequeno passo para que nosso país formasse mais pensadores e formadores de opiniões do que talvez Maria vai com as outras, no sentido de achar o que fiz certo por ter visto aquilo na televisão.

Segue os vídeos das aberturas dos programas X – Tudo e O Mundo de Beckman para matar a saudade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário